Skip to end of metadata
Go to start of metadata
Veja também

Despesa

A despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.

Filtros para pesquisa
  • Unidade Executora: filtra os valores da despesa pela unidade executora desejada.
  • Período: filtra os valores da despesa pelo período de referência desejado.

Gráficos

Opção com a finalidade fornecer ao leitor uma interpretação de forma mais rápida e objetiva dos dispêndios da administração pública.

As opções de consulta da despesa são:

1- Despesa por Órgão: demonstra o total de dispêndios da administração pública, fracionado pelos órgãos a compõe.
2- Despesa por Categoria: demonstra o total de dispêndios da administração pública, fracionado pela categoria econômica da despesa.
3- Despesas Correntes: demonstra o total de despesas correntes da administração pública, fracionado pelos grupos de natureza da despesa.
4- Despesas de Capital: demonstra o total de despesas de capital da administração pública, fracionado pelos grupos de natureza da despesa.

Os opções de consulta de valores da despesa:

a) Empenhado: Valor formalizado mediante a emissão de um documento denominado Nota de Empenho, que cria para a autoridade competente o compromisso do pagamento ao respectivo credor.
b) Liquidado: Valor que consiste na obrigação do pagamento ao credor, por base nos títulos e documentos comprobatórios de seus respectivos créditos.
c) Pago: Valor da entrega de numerário ao credor.

Referências


Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - MCASP, http://www3.tesouro.fazenda.gov.br - Glossário, https://www.fazenda.sp.gov.br, Manual Técnico de Orçamento- MTO

Labels: