Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Tributário Serviço on-line: E-IPTU

O sistema "E-IPTU" á uma ferramenta que tem por finalidade disponibilizar ao proprietário de imóvel, ou imobiliária, um endereço/página da internet para acesso a informações cadastrais dos imóveis, emissão de segundas vias de carnês, pesquisa de informações financeiras, geração de guias, etc..

HOME

Ao acessar o sistema já fica disponível ao munícipe/contribuinte as opções de acesso aos serviços liberados pela prefeitura para acesso.

DÚVIDAS

Relaciona as dúvidas mais frequentes relativas à utilização do sistema, e o texto explicativo para elucidar a dúvida. 

SENHAS

Permite para o interessado recuperar a senha de acesso ao sistema, bastando para isso informar o CNPJ/CPF, e ter um e-mail válido no cadastro, para onde será envia a senha.

ACESSO DO ADMINISTRADOR

Rotinas de competência do Administrador para configurações/otimizações gerais do sistema.


ACESSO PARA PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS

Nesta opção são liberados para os proprietários de imóveis vários serviços de interesse do mesmo.

Obs.: O acesso se dá através de um login especifico para o imóvel, definido em  "Parâmetros/Parâmetros/Opções de acesso ao sistema". Ex.: Inscrição imobiliária, CPF ou CNPJ do proprietário, Código reduzido do imóvel, etc... No caso especifico do CPF/CNPJ do proprietário no login existe um "Parâmetros/Parâmetros/"Obriga CPF/CNPJ do proprietário no login",  tratando da obrigatoriedade, ou não, do mesmo.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Dados do imóvel/Consulta informações do imóvel

Consulta informações sobre o imóvel logado, disponibilizando a consulta para exercícios distintos, conforme "Parâmetros/Parâmetros/Consulta espelho cadastral"

Dados do imóvel/Alteração endereço de entrega

Permite ao proprietário do imóvel alterar/corrigir o endereço de entrega do carnê do IPTU.

Valores IPTU/Segunda via IPTU

Possibilita a (re)emissão da segunda via do carnê do IPTU, identificando o motivo conforme lista cadastrada em  "Parâmetros/Motivos reimpressão" e para o exercício definido em "Parâmetros/Parâmetros/Impressão da segunda via do E-IPTU". Após selecionar o motivo vai aparecer a imagem sobre a qual deverá se clicado para emissão da segunda via.

Valores IPTU/Consultar Emitir débitos IPTU

Permite consultar os débitos do imóvel logado. Os débitos consultados serão apresentados em tela conforme as situações selecionadas em "Parâmetros/Débitos/Consulta situação". Para os débitos apresentados poderão ser emitidas segundas vias de boleto, para débitos não vencidos, ou guias com recalculo de acréscimos para débitos vencidos.

Poderá também ser emitida guia englobada, desde que parametrizado em "Parâmetros/Parâmetros/Permite gerar guia unificada", gerando uma guia única de pagamento com os débitos selecionados (marcados na caixa de marcação). 

Valores IPTU/Comparar valores de IPTU

Nesta opção poderão ser comparados valores de lançamento de IPTU entre vários exercícios. Os exercícios disponíveis para comparação dos lançamentos são parametrizados em   "Parâmetros/Parâmetros/Anos disponíveis na comparação de valores".

Revisão/Solicitar revisão

Nesta opção poderão ser registradas as solicitações de revisão de informações referentes ao imóvel para possível recálculo do mesmo. Ao acessar a função ficam disponíveis para seleção os "grupos de serviços", e os "serviços" vinculados ao aos mesmos. Os grupos de serviços disponíveis para  solicitação de revisão são vinculados/identificados em "Parâmetros/Grupos de serviços/Revisão" 

Revisão/Informar isenção

Nesta opção são registradas as isenções aplicáveis ao imóvel . Ao acessar a função ficam disponíveis para seleção os "grupos de serviços", e os "serviços" vinculados ao aos mesmos. Os grupos de serviços disponíveis para  solicitação de revisão são vinculados/identificados em "Parâmetros/Grupos de serviços/Isenção Imunidade" 

Obs.: O intervalo de datas em que o serviço estará liberado para o munícipe é definido em: "Parâmetros/Parâmetros/Isenção Imunidade IPTU"

Obs.: Os "Grupos de serviços"/"Serviços" são cadastrados no sistema de  Protocolo - Ajuda 

ACESSO PARA IMOBILIÁRIAS

Nesta opção é liberado o acessos às imobiliárias para que as mesmas possam informar/pesquisar os imóveis de sua responsabilidade.  .

Obs.: O acesso se dá através de um login especifico para a imobiliária, definido em  "Parâmetros/Parâmetros/Acesso imobiliárias",  e será solicitado o CNPJ/CPF da mesma bem como a senha, que poderá se solicitada na tela de entrada e enviado para o e-mail registrado no cadastro.

Imóveis vinculados

Relaciona em tela todos os imóveis vinculados à imobiliária logada, com as informações básicas de identificação do imóvel: Inscrição, nome do proprietário, CNPF/CPF e endereço, Nesta opção imobiliária também podere desvincular imóveis que não são mais de sua responsabilidade.

Vincular imóveis

 Permite à imobiliária vincular imóveis. Isso poderá ser feito via consulta por: Inscrição, CNPJ, CPF ou nome do proprietário.


ADMINISTRADOR

Permite  que os servidores municipais, que tenham permissão de administrador, possam realizar serviços de manutenção/parametrização do sistema. Essa permissão será criticada através da identificação de login e senha de acesso previamente cadastradas, e código de controle.

Obs.: Esses dados de acesso, login e senha, são registrados diretamente no sistema TMI-DESKTOP no cadastro de Usuários, sendo exclusivos para cada servidor.

Após concluído o acesso pelo administrador ficam disponíveis as opções de menu para o administrador fazer a otimização do sistema para uso pelo munícipe/contribuinte.

OPÇÕES DE MENUS DO ADMINISTRADOR


PREFEITURA

Informações da prefeitura

Nesta opção são apresentadas as informações de cadastro/identificação da prefeitura. 

Obs.: Essas informações são as mesmas cadastradas no TMI-DESKTOP na função Prefeitura.

Logotipo

Permite registrar/alterar o logotipo oficial da prefeitura utilizado nos relatórios, carnês etc.


MENU PARÂMETROS

Cadastro e manutenção dos parâmetros de configuração/otimização do sistema.

Motivos de reimpressão

Cadastro dos motivos válidos para reimpressão de carnês. 

Menu segunda via

Permite montar/definir ou alterar o menu de segundas vias possíveis de emissão pelo sistema.

Menu segunda via: Relaciona os menus cadastrados disponíveis para emissão de carnês. Apresenta a descrição a sub-descrição, permite alterar a ordem de apresentação em tela, excluir uma opção de menu ou incluir uma nova opção pelo opção "Novo Item". 

Novo item: Adiciona um novo item no menu de segundas vias. Preencher as informações de: "Descrição", "Sub-descrição", "Link", "Objetivo" e definir se está ativo. 

Imagem: Define a imagem utilizada para ser apresentada na emissão de segundas vias. 

Grupos de serviço IPTU

Definição dos grupos de serviços vinculados para solicitação de revisão e informação de isenção/imunidade.

Revisão: Vincula os grupos de serviços definidos para as solicitações de revisão cadastral. Quando clicado sobre os serviços do grupo abre um quadro de detalhamento do motivo, podendo o mesmo ser alterado e salvo. 

Isenção/imunidade: Vincula os grupos de serviços definidos para as informações de isenção imunidade. Quando clicado sobre os serviços do grupo abre um quadro de detalhamento do motivo, podendo o mesmo ser alterado e salvo. 

Parâmetros

Definição dos parâmetros para configuração, otimização, permissões de acesso, exercícios de consulta, etc....

Cadastrar FAQ

Cadastro das perguntas mais frequentes sobre o sistema, sua utilização, objetivos. Deverão ser informados: Prioridade, nome e descrição. Poderão também ser feitas alterações e exclusão de dúvidas.

Obs.: Essa ferramenta utiliza a mesma base de dados do TMI-DESKTOP.

 

Veja também:
Labels: